Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Comandante
Início do conteúdo da página

CORONEL RICARDO TEIXEIRA MENEGATTO

 

AO SER NOMEADO PARA O CARGO DE COMANDANTE DO SEGUNDO BATALHÃO DE ENGENHARIA DE COMBATE, BATALHÃO BORBA GATO, O CORONEL DE ENGENHARIA RICARDO TEIXEIRA MENEGATTO ESTAVA SERVINDO NO TERCEIRO GRUPAMENTO DE ENGENHARIA, SEDIADO EM CAMPO GRANDE.

 

FOI PROMOVIDO AO POSTO ATUAL EM 30 DE ABRIL DE 2023.


NASCIDO EM 28 DE ABRIL DE 1978, NA CIDADE DE SÃO GABRIEL – RIO GRANDE DO SUL, É FILHO DE LUIZ ANTONIO MENEGATTO E DE ILZA REGINA TEIXEIRA MENEGATTO.


INCORPOROU ÀS FILEIRAS DO EXÉRCITO EM 11 DE FEVEREIRO DE 1995, NA ESCOLA PREPARATÓRIA DE CADETES DO EXÉRCITO, SEDIADA EM CAMPINAS – SÃO PAULO.


EM 27 DE NOVEMBRO DE 1999, FOI DECLARADO ASPIRANTE-A-OFICIAL DA ARMA DE ENGENHARIA NA ACADEMIA MILITAR DAS AGULHAS NEGRAS (AMAN) COM SEDE EM RESENDE-RJ, SENDO CLASSIFICADO NO SEXTO BATALHÃO DE ENGENHARIA DE CONSTRUÇÃO EM BOA VISTA – RORAIMA.


CURSOU A ESCOLA DE APERFEIÇOAMENTO DE OFICIAIS EM 2006 E A ESCOLA DE COMANDO E ESTADO-MAIOR DO EXÉRCITO EM 2016 E 2017, AMBAS NO RIO DE JANEIRO-RJ.


ALÉM DOS CURSOS DE FORMAÇÃO, ESPECIALIZAÇÃO E ALTOS ESTUDOS JÁ MENCIONADOS, POSSUI OS SEGUINTES ESTÁGIOS E CURSOS MILITARES: ESCALADOR MILITAR, MERGULHADOR AUTÔNOMO, EQUIPAMENTO DE ENGENHARIA, MONITOR INTERAMERICANO EM DESMINAGEM HUMANITÁRIA E AÇÃO CONTRA MINAS.


COMANDOU A COMPANHIA OPERACIONAL DO TERCEIRO BATALHÃO DE ENGENHARIA DE COMBATE, SEDIADO EM CACHOEIRA DO SUL – RIO GRANDE DO SUL.


DESEMPENHOU A FUNÇÃO DE INSTRUTOR DO CURSO DE ENGENHARIA DA AMAN.


FOI COMANDANTE DA DÉCIMA SEGUNDA COMPANHIA DE ENGENHARIA DE COMBATE LEVE AEROMÓVEL.


COMO OFICIAL DE ESTADO-MAIOR, OCUPOU O CARGO DE OFICIAL DE PLANEJAMENTO DO CENTRO DE COORDENAÇÃO DE OPERAÇÕES DO COMANDO MILITAR DO OESTE.


DENTRE AS CONDECORAÇÕES E MEDALHAS SE DESTACAM, A ORDEM DO MÉRITO MILITAR GRAU CAVALEIRO, MEDALHA MARECHAL HERMES PRATA COM UMA COROA, MEDALHA MILITAR DE DESMINADO, DA COLÔMBIA.


É CASADO COM A SENHORA MÁRCIA JANINE E TEM DOIS FILHOS: GIOVANA E HENRIQUE.

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página